Periapicais: Tem como objetivo mostrar os dentes e os tecidos circunjacentes a seus ápices. Feitas pela técnica da bissetriz e do paralelismo (cone longo). Indicadas para avaliar as relações anatômicas entre as dentições decídua e permanente; a presença de alterações coronárias, tais como processos de cáries, cáries reincidentes sob restaurações; alterações pulpares e dentinárias como cáries, mineralizações, nódulos pulpares e forma da câmara pulpar e dos condutos radiculares; na manipulação dos condutos radiculares, o conhecimento da forma, do tamanho e do número de raízes dentárias; a existência de anomalias dentárias, reabsorções radiculares internas e externas.
Interproximal: Exame das faces interproximais dos dentes posteriores e da crista óssea alveolar com a finalidade de detectar a presença de processos de cáries nesta região, adaptação marginal de restaurações e presença de lesões periodontais com destruição da crista óssea alveolar.
Oclusais: Torna possível examinar áreas mais extensas de maxila e mandíbula, usada na pesquisa e localização de corpos estranhos, raízes residuais e supranumerários áreas patológicas, fraturas ósseas, complementando o diagnostico com o uso de outras técnicas radiográficas intra e extrabucais.
Lateral : Pacientes que apresentam trismo, localização de corpo estranho Delimitação de área patológica Pós operatório, cirurgico
Water´s: Usada para avaliar os seios maxilares, os assoalhos das órbitas e, ainda o seio frontal e células etmoidais; para pesquisa e localização de corpos estranhos, fragmentos de raízes, dentes no interior do seio; localização e delimitação de áreas patológicas; localização e delimitação de fraturas na maxila.
Towne: Usada para localização, determinação das direções, extensão e complexidade das fraturas; na pesquisa e localização de corpos estranhos, raízes residuais, dentes inclusos, supranumerários e para localização e delimitação de áreas patológicas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário